Em declarações à Prensa Latina, o diretor do meio de comunicação sediado no Líbano disse que a obra audiovisual de cinco capítulos, de quase uma hora cada, transmite uma mensagem não só do passado de Cuba, mas direciona seu discurso para o presente.
Para o destacado jornalista, a Enigma tenta consolidar a dignidade e as conquistas da Revolução Cubana, em imagem e palavra, na consciência dos povos árabes e islâmicos da região e do mundo.
A produção televisiva faz jus ao modelo de ímpeto e bravura, de paciência e firmeza da luta do povo antilhano contra o cerco, as provocações e as campanhas de manipulação do imperialismo estadunidense, declarou.
Na opinião de Ben Jeddou, a série constitui uma verdadeira e autêntica conquista cubana; e nesse sentido, “o mais importante é o espírito que o espectador deve perceber com uma pulsação afetuosa, sincera, alinhada com uma verdadeira revolução e defensora do ser humano”, enfatizou.
Sob o olhar atento do diretor do espanhol Al Mayadeen, Wafica Ibrahim, a produção do documentário foi realizada pela jornalista Arleen Rodríguez Derivet, o roteiro de Karen Brito, a narração do falecido ator Manuel Porto e Patricio Wood, e a produção de Mixael A televisão do Porto.
O tema principal da banda sonora, Madre Patria, da cantora e compositora e violinista Tammy López, juntamente com a animação, o ritmo da edição e o testemunho de intelectuais, lutadores, heróis, investigadores e cidadãos contribuem para o fio condutor de Enigma.
A obra conta com a avaliação de historiadores como Alejandro Hartman, Yoel Cordoví, Eduardo Torres Cuevas, Eusebio Leal, Rolando Rodríguez e Ana Cairo.
Ao mesmo tempo, compartilha as experiências das jornalistas Marta Rojas e Katiuska Blanco; o diplomata Raúl Roa Kourí; o combatente Guillermo Jiménez (Jimenito), o Comandante da Revolução Ramiro Valdés, a etnóloga Natalia Bolívar, o cientista Agustín Lage e o intelectual Ignacio Ramonet, entre muitos outros.
Contada a partir das próprias cenas de luta e sacrifício, a série de documentários chegará ao público árabe em reconhecimento ao exemplo de Cuba, solidariedade, internacionalismo e compromisso com causas justas.
ro/yma/ans
PL-22
2023-01-14T05:13:37