Em um comunicado de imprensa, o Vice-Ministério de Saúde Coletiva e sua Direção Geral de Epidemiologia especificaram que os novos pacientes são dois homens de nacionalidade haitiana, com idades de 26 e 9, respectivamente, ambos residentes em uma comunidade do município de Bánica, província de Elías Piña.
A informação especificava que os pacientes foram internados entre 12 e 13 de janeiro após apresentarem diarreia aquosa esbranquiçada acompanhada de vômitos.
Ao dar entrada no Hospital de Bánica, foram hidratados e estabilizados, procedendo-se imediatamente à coleta das amostras de fezes, obtendo na véspera o resultado positivo para cólera.
Os doentes regressaram recentemente ao país procedentes do Haiti, onde passaram férias, ambos encontram-se há mais de 24 horas sem evacuações, mantendo-se estáveis, de bom humor e com bom apetite, permanecendo internados em observação, com possível alta nas próximas horas.
Da mesma forma, é mantida o cerco epidemiológica com familiares próximos, além de uma intervenção permanente nas áreas para detectar, prevenir e investigar qualquer caso suspeito.
Ministério pede à população que não se assuste e fique atenta aos laudos que são divulgados.
rgh/ema/cm