5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colômbia obteve autorização para exportar alimentos para Cuba

Colômbia obteve autorização para exportar alimentos para Cuba

Por Odalys Troya

Bogotá, 16 jan (Prensa Latina) A Colômbia obteve autorização para exportar carne bovina, suína, de aves, laticínios e derivados de carne para Cuba, confirmou hoje o Instituto Nacional de Vigilância Alimentar e Medicamentosa (Invima ).

Este consentimento foi o resultado da auditoria realizada pelo Centro Nacional de Saúde Animal (Cenasa) do país antilhano em novembro e dezembro passado.

“Com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os dois países e garantir o bom comércio de alimentos, o Invima recebeu a delegação cubana e trabalhou em estreita coordenação com o Instituto Agropecuário Colombiano”, contou .

Além disso, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia e da Embaixada de Cuba, a autoridade sanitária detalhou em comunicado.

“Esta importante conquista foi obtida como resultado da visita que o Ministro do Comércio, Indústria e Turismo, Germán Umaña Mendoza, fez a Cuba em 13 e 14 de novembro de 2022, onde foi acordado com as autoridades cubanas a realização desta auditoria ” ele acrescentou.

Ele ressaltou que o reconhecimento do sistema de inspeção oficial da Colômbia, concedido por um período de dois anos, se traduz em novas oportunidades de exportação.

Esta autorização “permitirá promover as relações econômicas e comerciais com base nas vantagens e oportunidades existentes identificadas entre os dois países e, sem dúvida, beneficiará os nossos povos”, afirmou Umaña, citado pelo Invima.

O titular desta pasta destacou a importância do alcance deste resultado, que foi produzido a partir do trabalho liderado por seu ministério, Itamaraty, Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ministério da Saúde e suas entidades afiliadas, em trabalho colaborativo e interligado. com as autoridades cubanas.

Por seu turno, o diretor-geral do Invima, Francisco Rossi, reiterou “o compromisso do Instituto em continuar a oferecer oportunidades aos diversos sectores econômicos do país, de acordo com a visão do governo nacional e apoiado nas garantias de segurança dadas pelas autoridades inspeção do país, encabeçada pelo Invima

Com base no trabalho contínuo que o Invima e o Instituto Agropecuário Colombiano têm realizado com o Cenasa, nos próximos dias serão entregues as versões finais dos

certificados sanitários de exportação que acompanharão os embarques com destino a este país permitirá contar com os requisitos de saúde e segurança animal que serão verificados pelas autoridades sanitárias colombianas e que são necessários para o desenvolvimento das exportações para este destino.

Com esta nova abertura, que representa a primeira conquista nesta matéria de 2023, os objetivos da política comercial da Colômbia continuam sendo cumpridos aprofundar o acesso de produtos nacionais aos mercados latino-americanos de forma recíproca e equilibrada, e o número de mercados abertos para a exportação de alimentos colombianos chega a 84.

mem/otf/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES