24 de February de 2025

NOTICIAS

Comunidade teatral irradia Luz no Dia de Villanueva de Cuba

Comunidade teatral irradia Luz no Dia de Villanueva de Cuba

Havana, 16 jan (Prensa Latina) A Comunidade Criativa Nave Oficio de Isla apresentará hoje a peça Luz, inscrita no programa de atividades do Dia de Villanueva que saúda o Dia do Teatro Cubano.

O projeto dirigido por Osvaldo Doimeadiós se apresentará na Faculdade de Letras, desta capital, e repetirá o sucesso registrado pela peça em suas mais de 50 apresentações no último ano.

Inspirado na obra do poeta e pesquisador Sigfredo Ariel, o espetáculo ganhou o Prêmio da Crítica Villanueva 2021, que é concedido pela seção de crítica, teatro e pesquisa do Sindicato de Escritores e Artistas de Cuba às melhores apresentações teatrais e de dança da ilha.

De acordo com a sinopse da obra, sua narrativa “retrata a identidade cultural cubana por meio de imagens e sons cotidianos, trabalhados a partir da relação entre música ao vivo e atuação teatral” que convida à fruição e se conecta com a história e o presente de Cuba

Desta forma, o espetáculo revisita os legados do musical, do cabaré e da tradição teatral e sua profunda poética é visível nas interpretações dos artistas que fazem do teatro um ato de fé, destacaram os especialistas.

A Jornada Villanueva, organizada anualmente pelo Conselho Nacional de Artes Cênicas para comemorar o Dia do Teatro Cubano (22 de janeiro), propõe neste 2023 um extenso programa de conferências, apresentações de livros e revistas, painéis e encenações, entre outras ações.

Dedicado à pedagogia teatral, o congresso vai permitir conhecer em primeira mão o percurso da reconhecida atriz Verónica Lynn, que vai proferir palestras magistrais sobre as suas experiências, métodos de trabalho e formas criativas na Escola Nacional de Arte.

O Prêmio Nacional de Teatro 2003 colocará à disposição dos jovens toda a sua experiência, patrimônio e conhecimento, enquanto a editora Tablas Alarco aproximará suas publicações da comunidade da Universidade das Artes, explicou a diretora de desenvolvimento artístico Yazmina Gibert.

154 anos depois dos acontecimentos, a citação evoca aquele 22 de janeiro de 1869 quando o Teatro Villanueva foi palco de um ato sangrento perpetrado por cubanos a serviço das forças colonialistas espanholas contra os crioulos simpatizantes da independência da ilha, e anos depois essa data foi escolhida como o aniversário teatral.

jf/lbl/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES