Como parte de sua estadia na capital, o ministro das Relações Exteriores visitou na segunda-feira o Museu Nacional da Civilização, localizado na área de Al Fustat, de acordo com a versão on-line do diário Al Ahram.
O funcionário, e sua delegação acompanhante, foi recebido pelo diretor do centro, Ahmed Ghoneim, que deu uma visão geral das instalações, sua história e seu papel cultural e social.
Ontem, El Sisi manteve conversações com o chefe da diplomacia chinesa sobre uma série de questões bilaterais, incluindo questões políticas, econômicas e culturais.
Continuaremos a apoiar o princípio de uma só China, disse ele, rejeitando qualquer intervenção de forças externas nos assuntos internos da China.
Por sua vez, Qin observou que tanto Beijing quanto o Cairo estão comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico, a promoção da paz e a salvaguarda da justiça.
Após essa reunião, Qin trocou com seu homólogo egípcio, Sameh Shoukry, que enfatizou que o gigante asiático apoia a estabilidade no Oriente Médio.
Durante uma coletiva de imprensa conjunta posterior, os dois ministros destacaram as “relações profundas entre os dois países em todas as áreas”.
O visitante reafirmou a determinação de seu país em apoiar os esforços de desenvolvimento do Egito e referiu-se à frutífera cooperação na Iniciativa de Cinturão e Estradas.
A cooperação bilateral inclui setores tais como eletricidade, petróleo, gás natural, ferrovias, portos, mineração, entre outros.
A visita de Quin faz parte de um tour pela África que também incluiu Angola, Benin, Etiópia e Gabão.
mem/rob/bm