A lei do país estabelece que os preços da eletricidade são alterados a cada trimestre, ou seja, no final da primeira quinzena de janeiro, abril, julho e outubro, de modo que a partir de 16 de janeiro, a população enfrentará o ajuste, agora para uma taxa mais baixa.
No dia anterior, as empresas de distribuição anunciaram a mudança de acordo com os custos de geração dos últimos três meses, que são endossados pela Superintendência Geral de Eletricidade e Telecomunicações (Siget).
Em consequência, a partir de 14 de abril, seis relatórios de tarifas residenciais diminuíram entre 2,11% e 13,85%, enquanto dois aumentos de experiência variaram de 2,01% a 58,80%.
Durante 2022 houve um aumento nos preços apesar dos esforços do governo do Presidente Nayib Bukele para promover iniciativas de energia alternativa de baixo custo, como a energia geotérmica.
Depois de atingir o preço mais caro da energia em oito anos em abril de 2022, quando o megawatt-hora (MWh) era de 169,80 dólares, em novembro caiu para 106,82 dólares e em dezembro caiu para 97,28 dólares.
mem/lb/bm