Militares citados por vários meios de comunicação indicaram que o jihadista Abu Hamza o FrancÊs, apelidado de “Al-Faransi”, era membro da chamada Firket al-Ghuraba, “divisão de estrangeiros” em português, que atualmente luta sob o guarda-chuva da Junta de Libertação do Levante, com ideologia extremista.
O referido extremista entrou na Síria há mais de cinco anos pela fronteira com a Turquia e foi neutralizado com um tiro na cabeça durante confrontos com o exército que repelia um ataque dos radicais, disseram os oficiais uniformizados.
A organização terrorista Divisão de Estrangeiros foi fundada em 2013 e a maioria de seus membros vem da França, Bélgica e alguns países africanos. Seu líder é Omar Diaby, de dupla nacionalidade francesa e senegalesa.
Os grupos radicais entrincheirados em Idlib intensificaram seus ataques e violações do regime de zonas de desescalada que governa aquela província.
O exército nacional conseguiu durante suas operações em 2020 libertar 56% de Idlib, mas os jihadistas ainda controlam o restante, onde mantêm centenas de milhares de civis como escudos humanos.
lam/fm/hb