A batalha ocorreu em 17 de janeiro de 1957 por 29 integrantes da guerrilha que se reorganizou após o desembarque do iate Granma na costa leste de Cuba, e demonstrou que esta força rebelde estava operacional e em condições de combate.
Do ponto de vista militar foi uma ação pequena, mas desferiu um duro golpe na propaganda do governo sobre o aniquilamento total do grupo guerrilheiro em Alegría de Pío e elevou a moral de combate das tropas.
Em seu diário de campanha, Ernesto Guevara, que mais tarde ascenderia ao posto de comandante do Exército Rebelde, escreveu que a ação chamou a atenção de todos e reafirmou as chances de vitória final.
O combate durou 40 minutos e permitiu colocar em prática várias estratégias de luta de guerrilha que mais tarde se tornariam parte fundamental das operações militares do Exército Rebelde.
La Plata, localizada nas encostas da Sierra Maestra, no sudeste de Cuba, viria a desempenhar um papel importante nas ações dos revolucionários, já que Fidel Castro localizaria ali o quartel-general de suas tropas.
lam/jfs/hb