A iniciativa organizada pelo Instituto Cubano do Livro homenageia os escritores e pesquisadores que, com suas obras, enriqueceram o futuro da cultura cubana contemporânea.
O presidente da Casa das Américas também é editor, professor, e em 1999 publicou seu primeiro romance El vuelo del gato, pela editora Letras Cubanas, no qual transita entre a ficção e o ensaio.
O título foi vencedor do Prêmio da Crítica em 2001 e posteriormente publicado na Espanha pela Ediciones B. Em fevereiro de 2012 apresentou seu segundo romance Viajes de Miguel Luna, também publicado pela Letras Cubanas.
Ministro da Cultura em dois períodos, Prieto (72 anos) escreveu várias coletâneas de contos, entre os quais se destacam Los bitongos y los guapos (1980 e Noche de sábado (1989), enquanto na área de ensaios, destacam-se seus estudos sobre o escritor cubano José Lezama Lima.
Foi condecorado pelo governo francês com a Ordem das Artes e das Letras, reconhecimento atribuído a “pessoas que se distinguiram pela sua criação no domínio artístico e literário e pelo contributo que deram ao esplendor das artes e das letras na França e no mundo”.
oda/mml/cm