25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Expediente energético em debate no governo interino do Líbano

Expediente energético em debate no governo interino do Líbano

Beirute, 18 jan (Prensa Latina) O dossiê energético enfocará hoje a sessão do governo interino do Líbano, a primeira do novo ano convocada para tratar de questões emergenciais em meio ao agravamento do colapso econômico e financeiro.

Garantir o empréstimo para a compra de combustível é o principal pretexto para o segundo debate ministerial, após o término do mandato presidencial de Michel Aoun, em 31 de outubro.

A agenda anteriormente compartilhada também inclui um pedido do Ministério da Economia para obter uma dotação adicional de oito milhões de dólares para apoiar a compra de trigo para a produção de pão árabe, e um projeto de decreto para beneficiar escolas, institutos e faculdades contratantes.

Tal como aconteceu na sessão de 5 de dezembro, a reunião do gabinete interino enfrentará a rejeição e não aceitação da Corrente Patriótica Livre, por razões constitucionais.

Ao realizar a sua reunião ordinária, o bloco parlamentar Lebano Fuerte considerou que a continuação das sessões governistas levanta questões sobre a existência de uma intenção de normalização com o vazio presidencial.

Por seu lado, o secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, defendeu o direito do Conselho de Ministros de tomar uma decisão nos limites das questões urgentes, necessárias e urgentes, face à crise.

A propósito, Nasrallah afirmou que, se se opuserem à sessão ministerial, a mídia e o coro político acusarão a Resistência Islâmica Libanesa de interromper a chegada de medicamentos anticancerígenos e de diálise e agravar os problemas da vida.

“Não queremos desafiar o pacto, mas vamos à sessão do governo para resolver a crise do povo e cumprir com as nossas responsabilidades sem fazer trincheiras”, afirmou.

O governo libanês trabalha de forma interina desde as eleições parlamentares de maio de 2022, sem conseguir formar um novo gabinete após a reeleição de Najib Miqati como primeiro-ministro em junho.

Após mais de dois meses de vácuo de poder, o Líbano arrastou para o novo ano os problemas da pior crise de sua era moderna, na ausência de consenso entre as bancadas parlamentares para designar o próximo presidente da República.

oda/yma/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES