Em sua conta no Twitter, o líder cubano transmitiu “felicitações fraternas ao Primeiro Ministro Gaston Browne por seu triunfo eleitoral e reeleição como chefe do Governo de Antígua e Barbuda”.
Ele também reafirmou a “vontade de continuar fortalecendo os laços históricos de amizade, solidariedade e cooperação que unem as duas nações”.
O Partido do Trabalho de Antígua e Barbuda (ABLP), partido no poder, ganhou 1.295 votos a 621 para Alister Thomas do Partido Progressivo Unido (UPP) e Jamel Knight da Aliança Nacional Democrática (DNA) da oposição principal.
Browne, 55 anos, pretende ser o primeiro líder executivo a vencer três eleições gerais consecutivas e consolidar sua posição nos próximos cinco anos. Observadores da Organização dos Estados Americanos, da Comunidade Caribenha e da Comunidade das Nações monitoraram o processo eleitoral da nação.
As últimas eleições gerais em Antígua e Barbuda foram realizadas em 21 de março de 2018 e o partido de Browne ganhou 15 dos 17 assentos. O Partido Progressivo Unido e o Movimento Popular de Barbuda ganharam os outros dois.
Dos quase 99.000 habitantes de Antígua e Barbuda, 60.916.000 foram chamados para votar a favor da renovação do Senado e da Câmara dos Deputados, mais nove mil do que da última vez.
mgt/rc/bm