22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Insegurança alimentar no Líbano requer assistência urgente

inseguranca-alimentar-no-libano-requer-assistencia-urgente

Insegurança alimentar no Líbano requer assistência urgente

Beirute, 19 de jan (Prensa Latina) Cerca de dois milhões de pessoas no Líbano requerem hoje assistência urgente diante de problemas de acesso a alimentos e outras necessidades básicas, como consequência do agravamento da crise econômica e financeira.

Segundo o escritório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no país, cerca de 1,5 milhão de libaneses residentes e 700 mil refugiados sírios sofrem com a insegurança alimentar.

Numa análise abrangente, a entidade vislumbrou um agravamento da situação entre janeiro e abril deste ano com um número de mais de 2,26 milhões de cidadãos em fase de crise devido à impossibilidade de garantir alimentação.

A preocupante realidade da segurança alimentar é resultado de um profundo colapso econômico de três anos devido à desvalorização da moeda, ao fim dos subsídios e ao aumento do custo de vida que impedem o acesso das famílias a alimentos suficientes e outros produtos de primeira necessidade.

Nesse sentido, a representante da FAO no Líbano, Nora Ourabah Haddad, destacou a urgência de transformar os sistemas agroalimentares do país para torná-los mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis.

Um estudo realizado por 55 especialistas nacionais em setembro passado revelou que o distrito de Akkar, no Norte, tem o nível mais alto de insegurança alimentar aguda entre os residentes libaneses, seguido por Baabda, Baalbek e Trípoli.

Enquanto isso, entre os refugiados sírios, Zahle é o distrito com maiores problemas, seguido por Baalbek e Akkar.

Sobre este panorama, o Coordenador Residente e Humanitário das Nações Unidas para o Líbano, Imran Riza, sublinhou que o país não pode enfrentar as consequências da insegurança alimentar e apelou a um maior apoio aos agricultores e empresas.

Por sua vez, o ministro libanês da Agricultura, Abbas Haj Hassan, solicitou ajuda adicional da comunidade internacional para aliviar as dificuldades das populações vulneráveis.

O Líbano está enfrentando a pior crise econômica e financeira de sua era moderna, na ausência de um Presidente da República, fragmentação no Parlamento e sob um gabinete interino com poderes constitucionais limitados.

jf/yma / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES