Conforme noticiado pela Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP), entre 2018 e 2023, os membros destes grupos acompanharam as questões relacionadas com a economia nacional, o desenvolvimento do processo de reforma constitucional e desenvolveram uma intensa atividade legislativa após a proclamação da carta magna em 10 de abril de 2019
Esta, em plena Covid-19, que exigiu também a participação ativa dos deputados nas tarefas de prevenção e enfrentamento da pandemia.
Na reunião, realizada na véspera, os membros do Conselho de Estado reconheceram como, a partir das indicações do VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba, as comissões permanentes de trabalho adequaram seus objetivos e ações.
Nesse sentido, reforçaram as ações nos territórios, com maiores encontros com a população, a verificação de políticas e programas priorizados pelo país e as ações de participação e controle popular.
Como elemento distintivo dos últimos anos da IX Legislatura, destacou-se o desenvolvimento de processos de responsabilização e maior fiscalização dos órgãos da Administração Central do Estado e dos governos provinciais, com resultados favoráveis e experiências para o aperfeiçoamento destes mecanismos
Os membros deste órgão também examinaram a forma como as comissões estabeleceram uma maior relação de trabalho com o Conselho de Estado, verificaram a implementação dos acordos e recomendações constantes dos pareceres da Assembleia Nacional e controlaram os decretos-lei e as leis aprovadas.
Também concordaram com a necessidade de informar melhor a população sobre os rumos do Parlamento unicameral, tanto por meio da comunicação social quanto por meio de um contato mais direto entre deputados e seus constituintes em seus respectivos territórios.
Esteban Lazo, presidente da ANPP, sublinhou a importância deste exercício, que, disse, constitui em si uma responsabilidade das comissões parlamentares, para continuarem a promover o seu trabalho.
Entretanto, Homero Acosta, Secretário do Parlamento, apresentou as propostas de ajustamento ao plano de assuntos do Conselho de Estado para os próximos dois meses e de convocação à sessão extraordinária das assembleias municipais para a apresentação de candidaturas a deputados ao Assembleia Nacional do Poder Popular no próximo dia 5 de fevereiro.
mgt/rc/ls