A governante fez o anúncio durante a sua participação no Future Congress, evento sobre os desafios científicos ou sociais da humanidade e onde participam personalidades locais e internacionais de destaque.
Rojas também disse que devido às mudanças sofridas pelo planeta nos últimos tempos, existem outras 49 espécies em estado de ameaça, ou seja, vulneráveis, em perigo e algumas em risco extremo de desaparecimento. Como aconteceu com a vassoura brava (Ephedra chilensis), várias delas são endêmicas do país, ou seja, não estão perdidas apenas para o Chile, mas para o mundo inteiro, garantiu o ministro.
De acordo com o site da Fundação Terram, durante vários anos biólogos e outros cientistas procuraram exemplares desta planta, a que se atribuem efeitos medicinais, mas foi impossível encontrá-los nas zonas onde habitualmente cresciam.
O biólogo Arón Cádiz apontou entre as causas da extinção o crescimento desordenado das áreas urbanas, os frequentes incêndios florestais e a ação de espécies exóticas.
Durante os próximos dias, vai ser votada no órgão legislativo a lei que cria o Serviço da Biodiversidade e Áreas Protegidas, a quem caberá prevenir a perda de espécies vegetais ou animais.
ode/car/eam/dnsa