Segundo relatos, o juiz Donald Middlebrooks impôs uma multa de mais de $ 900.000 ao ex-presidente e sua equipe jurídica em resposta a um caso que ele chamou de “frívolo” contra a ex-secretária de Estado Hillary Clinton (2009-2013).
“Aqui estamos diante de um processo que nunca deveria ter sido movido, que foi completamente frívolo, tanto factual quanto legalmente, e que foi movido de má-fé para um propósito impróprio”, disse o juiz, nomeado pelo ex-presidente Bill Clinton ( 1993-2001).
Middlebrooks lembrou a recente ação legal de Trump contra o conselho do Prêmio Pulitzer, a procuradora-geral de Nova York Letitia James, grandes empresas de tecnologia e a televisão CNN.
Nesse sentido, ele descreveu o ex-governador como “um litigante prolífico e sofisticado” que usa os tribunais “para se vingar de seus adversários políticos”, informou o San Diego Union-Tribune.
“Ele é um mestre do abuso estratégico do processo judicial”, acrescentou o juiz.
Middlebrooks também alegou que o uso indevido dos tribunais pelo magnata e seus advogados mina o estado de direito, retrata os juízes como partidários e desvia recursos daqueles que sofreram danos legais reais, de acordo com o jornal The Hill.
Em setembro do ano passado, o juiz rejeitou a ação que o nova-iorquino moveu contra Clinton e outras figuras políticas, rejeitando as alegações do ex-presidente de que conspiraram para afundar sua campanha nas eleições de 2016, quando Trump e o ex-secretário de Estado disputaram para a Casa Branca.
O magistrado explicou então que a denúncia continha “flagrantes deficiências estruturais” e que muitas das “descrições dos fatos são implausíveis”.
A decisão de Middlebrooks inclui Alina Habba, a principal advogada do magnata, que também tem uma multa de quase US $1 milhão.
Trump, que faz campanha para retornar ao Salão Oval desde novembro de 2022, está sendo investigado por seu envolvimento no ataque ao Capitólio dos Estados Unidos (em 6 de janeiro de 2021), na retenção de documentos classificados em sua mansão em Mar-a-Lago e por supostas infrações no pagamento de tributos, entre outras questões.
lam/cgc/dnsa