5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo e ELN da Colômbia apresentarão parecer dos termos da reunião

Governo e ELN da Colômbia apresentarão parecer dos termos da reunião

Caracas, 21 jan (Prensa Latina) As delegações de paz do governo colombiano e os guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) apresentarão hoje os resultados da reunião extraordinária realizada nesta capital durante três dias.

A Casa de Cultura Aquiles Nazoa, no estado de Miranda, sediará a reunião que foi convocada pelas partes para resolver as divergências surgidas no final do ano após o anúncio do presidente colombiano Gustavo Petro, e que ocorreu em total sigilo.

Aquele espaço serviu de palco para o reencontro das partes no dia 4 de outubro, onde concordaram em reiniciar as negociações de paz no mês seguinte na Venezuela, depois que o presidente Nicolás Maduro aceitou a proposta do Petro de atuar como país fiador.

Em 31 de dezembro, o presidente neogranadino notificou o cessar-fogo bilateral com cinco organizações armadas, por seis meses, incluindo o Exército de Libertação Nacional.

Dois dias depois, os guerrilheiros afirmaram em comunicado que ainda não havia acordo a esse respeito e detalharam em sua página oficial na Internet que, após o término do primeiro ciclo de conversas realizadas nesta capital, apenas o que se referia à institucionalização do Mesa.

Além disso, especificou, fazer ajustes na Agenda, levada a consultas, tanto ao presidente quanto ao Comando Central.

“Uma vez concluído o que está previsto, estamos em condições de discutir a proposta de Cessar-Fogo Bilateral, de examinar os termos que possibilitam um acordo. Entendemos o Decreto do Governo como uma proposta a ser analisada no próximo ciclo”, afirmou a guerra.

O chefe do grupo de trabalho do Executivo colombiano, Otty Patiño, agradeceu dias atrás, em nome de sua delegação, a hospitalidade da Venezuela em sediar esta reunião extraordinária e anunciou que o segundo ciclo de negociações começará no México em meados de fevereiro.

O ELN também confirmou a reunião no Twitter, a fim de abordar “clarezas para superar a crise gerada e a continuidade harmoniosa do segundo ciclo”, disse.

Em entrevista esta semana, o comandante Aureliano Carbonell, da delegação do Exército de Libertação Nacional para as conversações de paz, afirmou que buscaria esclarecer essa divergência.

Eles também tentariam “encaminhar o processo, de forma que possamos desenvolver o segundo ciclo que está planejado para o México”, disse ele.

nmr/jcd/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES