17 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A diversidade da Bolívia na mensagem de aniversário do presidente

a-diversidade-da-bolivia-na-mensagem-de-aniversario-do-presidente

A diversidade da Bolívia na mensagem de aniversário do presidente

La Paz, 22 jan (Prensa Latina) O presidente Luis Arce entregará hoje uma mensagem da Casa Grande del Pueblo (sede do governo) na qual reafirmará o caráter plurinacional da Bolívia no 14º aniversário desta forma de Estado.

“Será uma mensagem sobre o reconhecimento do Estado Plurinacional nessa totalidade de bolivianos e bolivianos, das nações e povos indígenas originários camponeses, das comunidades interculturais e afro-bolivianas, todos nós que fazemos parte da diversidade que temos e diz nossa Constituição”, assegurou a vice-ministra de Comunicação, Gabriela Alcón.

A vice-titular descreveu que o programa começará às 07:00 hora local com a cerimônia ancestral de agradecimento à Pachamama, e uma hora depois o presidente oferecerá sua mensagem aos bolivianos.

Em seguida, começará um grande desfile que passará pela avenida Montes, passará pelo palco oficial no quilômetro zero da cidade do governo, Plaza Murillo, e descerá pela avenida Mariscal Santa Cruz para finalmente subir e se concentrar na praça San Francisco.

Neste espaço acontecerá o Festival Cultural Plurinacional com a participação de artistas nacionais e do conjunto chileno Inti Illimani.

Referindo-se às características desta celebração com a presença de representantes dos nove departamentos, Alcón lembrou que durante a República nem todos os bolivianos tiveram o mesmo reconhecimento ou tiveram as mesmas oportunidades.

“Hoje estamos falando de uma Constituição Política do Estado submetida e levada à consideração da população boliviana e que trabalhamos em uma Assembléia Constituinte”, enfatizou.

Em relação à mensagem presidencial, o vice-ministro antecipou que terá como pilares o equilíbrio da conjuntura econômica e social, bem como o desafio de avançar em unidade rumo ao Bicentenário (2025).

Ideólogo do Modelo Econômico Social Comunitário Produtivo que a Bolívia aplica com sucesso desde 2006, Arce revisará esses indicadores antes de anunciar a “projeção para este 2023”, informou.

Nesse âmbito, Alcón lembrou que o índice de preços ao consumidor boliviano em 2022 fechou em 3,12%, “a inflação mais baixa da região”.

Por outro lado, entre janeiro e novembro do ano passado, as exportações marcaram um recorde de 12,617 bilhões de dólares e deixaram um superávit comercial de 761 milhões daquela moeda.

Simultaneamente, a arrecadação de impostos do mercado doméstico cresceu 17 pontos percentuais em relação a 2021.

Ao mesmo tempo, o país voltou à normalidade – com medidas de biossegurança em vigor – graças às ações para enfrentar a pandemia de Covid-19, e mantém uma taxa de letalidade de 0,1% desde o final de 2022.

mem/jpm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES