Depois de uma longa pausa em termos de vitórias, as armadilhas dos sonhos criam o enésimo oásis de esperança no arquipélago caribenho, apesar da provação vivida na última década, enquanto céticos e fiéis se perguntam se será um ano de tristeza ou alegria.
Com as emoções a todo vapor rumo ao início do evento no dia 8 de março, parte da pré-seleção da ilha treina no estádio latino-americano, nesta capital, sob a orientação do técnico Armando Johnson e de uma extensa comissão técnica, que inclui figuras ilustres de ontem
Entre a equipe de trabalho, sempre com o cronômetro na mão, está Humberto Guevara, que trabalha como preparador físico depois de traçar um plano que deve deixar os atletas em ótima forma esportiva em seis semanas.
Em declarações à Prensa Latina, Guevara explicou que “permanecem dois microciclos e meio de abate em nosso país e depois viajaremos para a Ásia para encerrar as sessões e enfrentar os jogos planejados”.
Vale destacar que Cuba, subtítulo da edição fundadora em 2006, integra a chave A e enfrentará Holanda, Itália, Panamá e a local Taipei Chinesa, nesta ordem, no Taichung Intercontinental Stadium, um dos quatro locais da primeira rodada do concurso.
“Quando os outros jogadores estiverem inseridos, apenas será necessário delinear alguns detalhes técnico-táticos e ambientar-nos a todo o ambiente daquela área geográfica, sem esquecer as horas de diferença”, explicou.
O fato de não ter todos os expoentes complica a estratégia, mas nenhum jogador da Major League poderá ingressar nas 20 equipes classificadas antes de 3 de março, por alienação de suas franquias.
Assim, o maior das Antilhas terá de esperar para reunir Andy Ibáñez (Detroit Tigers), Yoan Moncada e Luis Robert Moirán, ambos do Chicago White Sox, que regressarão à equipa das “quatro letras”. Chamada inédita.
No entanto, Guevara sublinhou que os pré-seleccionados “não descuraram a sua condição física e chegaram em boas condições às instalações da capital”, o que “denota a seriedade dos nossos jogadores”.
Presumivelmente, a equipe voará no dia 10 de fevereiro para treinar no Japão e desafiar as equipes principais de Chunichi Dragons (dia 19), Yomiuri Giants (22) e SoftBank Falcons (23), enquanto em Taipei terão outros duelos amistosos.
Devido às tensões geradas pelos procedimentos de visto, Cuba anunciará sua lista de 30 expoentes na próxima terça-feira, dia 24, embora o prazo estabelecido para entregar a lista seja 7 de fevereiro.
jf/jdg/ls