Segundo a Prensa Latina, mais de 100 projetos de desenvolvimento local foram registrados para a transferência de tecnologias em materiais de construção, medicina natural e tradicional, indústria alimentícia e produção de ração animal, entre outros.
Leonel Díaz, delegado da Citma, explicou que na produção de alimentos, a introdução da soja transgênica, uma alternativa para substituição de importações, assim como a produção de sementes híbridas transgênicas e milho para consumo animal, também estão beneficiando o desenvolvimento agroalimentar.
Também beneficiam o desenvolvimento agroalimentar no território o cultivo de variedades de arroz para manter rendimentos aceitáveis, com a banana FHIA 04 e a aplicação de meios biológicos em várias culturas.
Em biotecnologia, destacam-se a contribuição para vacinas, medicamentos, kits de diagnóstico, a luta contra a variante ômicron da Covid, dengue, câncer cervico-uterino, bem como no setor agrícola para melhorar a saúde animal e vegetal.
Além disso, as energias renováveis tiveram um importante impulso com a implantação de redes de distribuição de biogás em diferentes comunidades.
jcm/rga/glmv