A Sala Covarrubias do Teatro Nacional receberá o recital, incluído na agenda do 38º Festival Internacional Jazz Plaza, que homenageia a vida e a obra do prolífico violonista e intérprete, conforme anunciado por Ortiz na rede social Facebook.
Ele também informou sobre a presença dos artistas convidados Ernán López Nussa, Mayquel González e Emir Santa Cruz, assim como sua “trupe de sempre” composta por Andy Batista, Norimar García e Rodrigo García, entre outros.
Será uma formação de “músicos muito excelentes que eu admiro e amo muito e que têm uma grande relação comigo, e para mim tê-los neste concerto é algo muito especial”, disse a criadora, referindo-se à seleção de peças clássicas da obra de Martha Valdés e algumas pouco conhecidas.
Durante estes dias, o Jazz Plaza Festival está sendo realizado em mais de uma dezena de locais em Havana e Santiago de Cuba, com a presença de músicos de quase vinte nações, que trocarão experiências com criadores cubanos e serão protagonistas de projetos atraentes que combinarão diferentes expressões estéticas.
Outros artistas de outras partes do mundo incluem Ted Nash, Karen Briggs, Florian Weber, George Haslam, Fabio Lepore, Bas Van Lier, Chango Spasiuk, Jaques Morelembaum, Paula Morelembaum, Simon Denizart e Pilar Boyero, e os grupos Jungle Fire e The Funky Taters, entre outros.
jf/lbl/bm