José Ramón Silverio, líder de longa data desta instituição cultural, aberta a uma diversidade de gêneros, disse à imprensa hoje que o evento se chama Teatro da Resistência ou A Verdadeira Utopia, e se realizará até quinta-feira 26, dia da fundação da El Mejunje.
Ele ressaltou que o evento servirá para elogiar este teatro nascido de um centro que faz referência inclusiva à diversidade de sexos, orientações sexuais e identidades de uma pessoa.
Nesta instituição, o compromisso com o público, o instinto de sobrevivência da arte, a vocação da identidade e a resiliência do espírito daqueles que persistem sempre prevaleceram”, enfatizou Silverio.
Atores e atrizes farão um dia de teatro, com propostas diversas de diversos gêneros, e que também levarão em conta os estilos e idades de seu público.
Entre os participantes estarão o grupo Perros callejeros e outros grupos de teatro da província de Villa Clara, assim como companhias convidadas, como o grupo Camagüey, Teatro del Viento.
O evento contará também com a presença de Carlos Pérez Peña, fundador do Grupo Teatro Escambray; Dagoberto Gaínza, do Teatro a dos manos, de Santiago de Cuba e René Fernández, membro do grupo Papalote de Matanzas.
Todos os três diretores ganharam o Prêmio Nacional de Teatro na maior das Antilhas.
jcm/jfd/glmv