De acordo com um comunicado oficial, o diplomata representará o Presidente da República, Laurentino Cortizo, neste fórum.
A mensagem do Ministério das Relações Exteriores também afirma que o diplomata promoverá o diálogo em favor da paz, enquanto continua o compromisso de seu governo com a institucionalidade regional e o desenvolvimento social.
O diálogo como mecanismo de paz, propondo o Panamá como um centro internacional nas esferas agroalimentar e humanitária, disse ele, também fazem parte das iniciativas a serem apresentadas pela delegação da Istmian.
Tewaney disse que também mostrará o progresso de seu país na luta contra a lavagem de dinheiro e abordará a questão do aumento dos fluxos migratórios, um dos maiores desafios da agenda global.
A VII Cúpula CELAC, que defenderá a unidade na diversidade, começa com a apresentação do relatório da Presidência Pro Tempore 2022 pelo Ministro das Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero, seguido de um intercâmbio entre os chefes de delegações.
A reunião entre os representantes das 33 nações membros deste mecanismo integracionista também destacará a importância de preservar a região como uma zona de paz.
jcm/ga/bm