O intercâmbio foi baseado em um memorando de entendimento entre a Universidade de Sancti Spíritus e a universidade alemã, de onde os nove estudantes estudam na Uniss desde o início do ano, com o objetivo de contribuir para a produção sustentável de alimentos.
Os jovens vêm de diversas carreiras relacionadas com as faculdades de Ciências Técnicas e Econômicas e de Ciências Agrárias e Pecuárias.
Martín Santana, diretor de Relações Interinstitucionais da Universidade Sancti Spíritus, explicou que os estudantes alemães trouxeram sistemas de irrigação, implementos agrícolas, sementes e até mesmo meios tecnológicos para promover a agricultura sustentável.
Eles, acrescentou ele, deram palestras sobre preparação do solo e irrigação, para fortalecer a organoponia da instalação acadêmica como um meio de fornecer alimentos ao centro, de acordo com a versão digital do jornal Escambray.
Enquanto isso, Ariel Lima, comunicador da referida direção, indicou que estes estudantes permanecerão no território até o final deste mês, e levará consigo a experiência da agricultura urbana em Cuba, uma nova estratégia para a Alemanha.
A Uniss – que celebrará seu 40º aniversário em setembro – planeja fortalecer os laços de amizade com sua contraparte em 2023 e ir além do atual memorando de entendimento com um acordo de colaboração internacional.
De acordo com especialistas, a organopônica é uma forma produtiva que constitui a principal fonte para manter o abastecimento estável de vegetais e verduras.
jcm/mpg/glmv