Esta é uma visita muito importante porque a colaboração entre o Roswell Park e o Centro de Imunologia Molecular (CIM) em Cuba é um exemplo do que ambos os países podem avançar apesar da política de bloqueio contra a ilha, disse Perdomo durante a reunião.
O líder do governo saudou o fato de que o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA recentemente prorrogou a licença para continuar a cooperação até 2027.
A presidente e CEO da RPCI, Candace Johnson, enfatizou que nos últimos anos foi feita uma longa jornada neste projeto que construiu uma relação de confiança entre as duas instituições.
Ela acrescentou que os cientistas cubanos são muito inovadores e desenvolvem diferentes abordagens para a solução de problemas, de modo que esta união pode produzir muitas coisas boas para ambas as partes.
Desde 2011, RPCI e CIM têm colaborado em estudos clínicos de vários produtos desenvolvidos pela instituição cubana para o tratamento do câncer.
A RPCI foi fundada em 1898 como o primeiro centro de seu tipo nos EUA e atualmente é líder em pesquisa oncológica no mundo.
A CIM é uma instituição de biotecnologia de ciclo fechado responsável pela pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de projetos científicos, principalmente para o tratamento do câncer e de outras doenças auto-imunes.
ro/jfs/glmv