Durante a VII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo deste mecanismo, realizada na Argentina, o presidente salientou que alcançar a unidade e a integração do que José Martí (1853-1895) chamou de Nossa América é um dever compartilhado.
Díaz-Canel destacou o trabalho realizado por seu homólogo argentino, Alberto Fernández, como presidente pro tempore da CELAC e assegurou que, sob sua liderança, esta organização havia experimentado notáveis progressos em 2022.
Ele também expressou seu apoio ao Primeiro Ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, que assumirá essa responsabilidade para 2023.
O líder cubano exortou ao respeito pela máxima unidade na diversidade, solidariedade e cooperação, em estrita adesão aos postulados da Proclamação da América Latina e do Caribe como Zona de Paz.
Você também pode contar com Cuba como presidente do Grupo dos 77 mais a China durante este ano, no qual trabalharemos incansavelmente para representar com dignidade os interesses das nações do Sul, disse ele. ro/gas/bm