Por ocasião do 170º aniversário do nascimento do Apóstolo, o conjunto liderado pela prima bailarina Viengsay Valdés fará uma apresentação especial para os delegados da 5ª Conferência Internacional para o Equilíbrio do Mundo, que está ocorrendo nesta capital até 28 de janeiro.
O palco do salão Avellaneda do Teatro Nacional receberá a coreografia criada pela primeira bailarina assoluta Alicia Alonso, com música de Enrique González Mántici e desenhos de Frank Álvarez, de acordo com um comunicado de imprensa da instituição.
Segundo o texto, o papel principal será desempenhado pelo líder da entidade, que será acompanhado por um elenco de luxo, formado por Grettel Morejón, Darío Hernández, Loiret Ortega, Diana Menéndez e Ányelo Montero, entre outros.
No lado musical, há uma formação de excelência com a apresentação do pianista virtuoso Frank Fernández; o Coro Nacional, dirigido pelo maestro Digna Guerra; e a soprano Johana Simón, que “apresentará as canções de Ernesto Lecuona com textos de Martí, acompanhada pela pianista Claudia Albertí”, anota o documento.
Patrimônio Cultural da Nação, o Ballet ostenta um alto rigor artístico-técnico de seus bailarinos, o que o coloca em um lugar relevante entre as grandes instituições de seu gênero no cenário internacional.
Fundada em 1948, a empresa tem uma linha estética baseada no respeito à tradição romântica e clássica, ao mesmo tempo em que estimula o trabalho criativo dos coreógrafos contemporâneos.
Além de sua intensa atividade em Cuba, ele realiza um programa anual de visitas internacionais, que o leva a etapas em vários países da Europa, Ásia e América, e recebeu importantes prêmios, como o Grand Prix de la Ville de Paris e a Ordem Félix Varela da República de Cuba.
oda/lbl/bm