Nesta quarta-feira, representantes do Brasil, Peru e Cuba apresentarão as perspectivas do Grupo Brics (Rússia, China, Índia, África do Sul e Brasil) para os municípios e cidades da América Latina e Caribe; também sobre a importância da alfabetização midiática e informacional nas comunidades.
Outro dos temas centrais do encontro será a desinformação e as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) no Ensino Superior, o papel da criatividade cidadã na construção das Mil Cidades e a conservação do patrimônio imaterial, como o gênero musical bolero.
Da mesma forma, destacam-se as apresentações sobre a representação cultural do Abakuá, além de santos e orixás, as competências necessárias dos servidores públicos para o desenvolvimento da capital havanesa e a promoção de uma cultura alimentar sustentável.
O encontro contou com conferências magistrais, apresentações de trabalhos, exposições de artistas plásticos, desfile de moda, bem como a entrega do prémio Espaços Urbanos Aspirantes a Mil Cidades.
As Mil Cidades ou Cidades AMI (Media Literacy) são cidades que utilizam as novas tecnologias e a inovação, mas com ética e respeito pela diversidade, bem como pelos grupos vulneráveis, procurando transcender as barreiras culturais na comunicação de género, religião, proveniência geográfica e língua, explicam as bases da iniciativa.
oda/mml/yap / fav