O ministro das Relações Exteriores, Enrique Reina, por meio de um vídeo postado na rede social Twitter, informou que após uma reunião no dia anterior entre a presidente Xiomara Castro e seu homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel, foi acordado avançar em vários projetos em construção.
O chefe da diplomacia hondurenha assegurou que, com esta reunião, realizada na Argentina no marco da VII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), foram fortalecidas as relações mútuas.
Segundo o diplomata, Castro e Díaz-Canel também concordaram em promover relações na área de cultura e apoio ao esporte.
Ele acrescentou que a ilha caribenha ofereceu apoio a Honduras, se necessário, em questões relacionadas à luta contra a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.
Reina considerou importante o estreitamento das relações entre os dois países.
Por outro lado, destacou que Cuba, agora líder do grupo G77+ China, ofereceu seu apoio a Honduras em termos de apoio com a Organização das Nações Unidas, para a instalação no país centro-americano da Comissão Internacional contra a Corrupção e a Impunidade.
Nesta terça-feira, Xiomara Castro, após seu discurso no plenário da VII Cúpula da Celac, ergueu a voz para condenar o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba por mais de seis décadas.
npg/ybv/cm