Isto foi anunciado hoje pelo Ministério da Saúde na atualização da manhã do Relatório Técnico Semanal.
A agência disse que na semana epidemiológica número três de 2023, que vai de 15 a 21 de janeiro, uma média de 2.150 infecções e duas mortes devido ao vírus SARS-CoV-2 foram registradas diariamente. Acrescenta que, com relação à Estratégia Nacional de Vacinação, a cobertura é de 84% em todos os segmentos da população.
Por faixa etária, é de 91% nos maiores de 18 anos; 64% nos adolescentes; e 61% nas crianças de 5 a 11 anos. O país está usando o antígeno Abdala cubano como um impulsionador.
O relatório adverte que neste inverno o risco de infecções respiratórias como Covid-19, influenza e vírus sincicial respiratório (VSR) aumenta, portanto é essencial manter medidas básicas de prevenção, como a colocação correta das máscaras e seu uso de acordo com as disposições de cada localidade.
Também manter uma distância saudável, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou aplicação de gel de álcool quantas vezes for necessário e ventilação dos espaços, a fim de reduzir o risco de contágio.
Em caso de sintomas de infecção respiratória, recomenda-se procurar atenção médica, não se automedicar e se possível ficar em casa.
mem/lma/bm