De acordo com o porta-voz, é um plano bastante falho e, mais importante ainda, é uma clara superestimativa do potencial que irá acrescentar às Forças Armadas Ucranianas.
Peskov acrescentou que “até agora há muitas declarações mutuamente exclusivas, reportagens da mídia, vazamentos, vindos da Alemanha e dos Estados Unidos sobre isso, por isso é claro que nem tudo está bem para os aliados de Kiev”.
Repetimos que estes tanques queimarão como todos os outros. Somente eles são muito caros e tudo isso vai e cai, antes de tudo, sobre os ombros dos contribuintes europeus, disse ele.
Os americanos, como sempre, manterão pelo menos algo de seu e, muito provavelmente, um bom lucro, concluiu o representante de Moscou.
Na terça-feira, vários meios de comunicação ocidentais citaram fontes como dizendo que a Alemanha e os Estados Unidos tinham decidido fornecer à Ucrânia tanques de batalha Leopard 2 e Abrams.
Além disso, Berlim planeja permitir que outros países transfiram tanques de fabricação alemã para Kiev, em particular a Polônia já manifestou sua intenção de fazê-lo.
Várias publicações indicam que alguns países europeus também pretendem aderir a esses suprimentos.
oda/gfa/bm