O avião com o donativo chegou na noite de quarta-feira ao Aeroporto Internacional Augusto C. Sandino desta capital, onde foi recebido pela ministra da Saúde, Martha Reyes, e outros responsáveis da pasta. Reyes agradeceu à nação europeia o envio do imunógeno, que, garantiu, ajudará a fortalecer o modelo de saúde familiar e comunitária promovido pelo governo sandinista.
A manchete destacou as conquistas da Nicarágua no processo de vacinação contra a Covid-19 e mencionou que, até o momento, o país tem 96% das pessoas imunizadas com pelo menos uma dose, enquanto 93% estão registradas com esquema completo.
A recepção do donativo contou ainda com a presença do embaixador húngaro no México que é concorrente na Nicarágua, Zoltán Németh, que afirmou que a população do seu país está devidamente protegida contra a doença, graças ao rápido fabrico das vacinas.
“Temos consciência que, noutras regiões, em muitos países ainda existe um desafio tanto com a pandemia como com a vacinação das pessoas, mas como agimos tão cedo estamos em condições de ajudar”, frisou.
jf/ybv / fav