A decisão obedece ao propósito de estreitar os laços entre os dois Estados, um do leste africano e outro do norte do continente, já que até a representação do primeiro no segundo foi feita por um consulado honorário.
Da mesma forma, o presidente queniano anunciou o início dos trabalhos de uma chancelaria no Senegal para fortalecer a presença da embaixada, que iniciou suas atividades há três anos.
A embaixada na capital senegalesa é a primeira do Quénia num Estado francófono da África Ocidental e tem como objetivo alargar os laços com os países daquela zona de forma a reforçar a influência nas candidaturas à chefia de entidades continentais.
O anúncio oficial afirma a esse respeito que o objetivo da abertura da sede em Dakar é “desbloquear oportunidades comerciais e de investimento para os quenianos com a expansão da presença diplomática na África para alimentar relações mutuamente benéficas”.
Agora o Quénia terá representação diplomática em três países árabes em África, nomeadamente, além de Marrocos, com a Argélia e o Egipto.
mem/msl/dnsa