Madrid, 27 jan (Prensa Latina) Antecedido por um repugnante episódio racista contra o brasileiro Vinícius Junior, o dérbi da capital espanhola deixa hoje uma sensação agridoce no futebol.
No entanto, o balanço deixou claro que o gene da reviravolta do Real Madrid é indiscutível, o rival Atlético fez um bom jogo e reapareceu outro brasileiro, Rodrygo o salvador dos merengues.
Seria necessário adicionar mais pontos para a morbidade. O gol dos colchoneros de Alvaro Morata, ex-atacante da “casa branca” aos 19 minutos, alvo da vantagem na prorrogação do francês Karim Benzema (104) e a cereja do bolo de Vinicius (121) para colocar números finais para o 3-1.
No final, tudo seria um retrato quase traçado de como o Real Madrid é capaz de sair do caos ao estilo da última Liga dos Campeões. No entanto, a polêmica da arbitragem não faltará, devido à expulsão do árbitro Soto Grado para Savic (minuto 99) por duplo cartão amarelo.
O vermelho a Savic, na realidade, é pouco questionado, embora os comandados de Diego Cholo Simeone tenham reclamado enfaticamente o segundo amarelo para o médio Dani Ceballos, dos merengues, o que também teria significado a expulsão aos 75 minutos.
Tudo o que aconteceu no estádio Santiago Bernabéu foi definitivamente um presente do esporte, com seus prós e contras, que veio embriagado pelos torcedores extremistas do Atlético de Madrid.
Uma boneca pendurada debaixo de uma ponte perto do bairro de Valdebebas, com a camisa 20 do Real Madrid, apareceu na madrugada de ontem. Acima, um cartaz bastante explícito: “Madrid odeia o Real”.
O evento levou à condenação do conselho de administração do Atlético de Madrid, do Conselho Superior de Esportes (CSD), da LaLiga e da Federação Espanhola de Futebol, com um agradecimento da “casa branca” pela solidariedade diante de tal um problema. desprezível.
Além disso, o Movimento contra a Intolerância apresentou uma denúncia na quinta-feira à Promotoria de Crimes de Ódio de Madri, e o Brasil rejeitou duramente o ocorrido, apontando que se trata de práticas que lembram o nazismo hitleriano.
No futebol, para fechar o sorteio das semifinalistas, o Athletic Bilbao não deixou dúvidas e venceu o Valencia por 3 a 1. Anteriormente, o Barcelona, que venceu o Real Sociedad por 1 a 0, e o Osasuna, que venceu o Sevilla por 2 a 1, o haviam feito.
Na próxima segunda-feira será realizado o sorteio das semifinais da Copa del Rey, com a expectativa de mais um clássico antecipado, caso o Real Madrid perca o rival com o Barcelona.
jcm/ft /ls