Nas ruas e redes sociais, de acordo com as iniciativas e condições de cada local e de cada associação, o objetivo é desencadear atividades por fases, em forma de tsunami de solidariedade, vincou a plataforma criada em outubro de 2020.
Na véspera culminou na cidade espanhola de Sevilha o primeiro encontro internacional de solidariedade com Cuba, que se converteu em um fórum de apoio aos povos que enfrentam ataques pela decisão de escolher seu próprio caminho.
O canal especificou na declaração final do evento que os detalhes e datas serão coordenados nas próximas semanas.
Mais de 70 associações da Europa e América participaram do encontro, que condenou o bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba e ratificou o acompanhamento da nação antilhana na defesa de sua soberania.
Os coordenadores da Europa para Cuba, José Antonio Toledo, Haydeline Díaz e Patricia Pérez, consideraram que o fórum superou as expectativas, pela participação e profundidade dos debates.
Da mesma forma, enquadraram o tsunami de ações em defesa dos povos em harmonia com o pensamento anti-imperialista de José Martí, a propósito do 170º aniversário de seu nascimento, comemorado ontem.
Nós nos inspiramos em sua ideia de bem comum, sua rebeldia e sacrifício, sua perfeita conjunção entre fazer e dizer, afirmaram.
wmr/jd