O deputado insistiu que o momento atual depende da vontade de alguns partidos políticos, longe da retórica sectária ou regional, no sentido de nomear o novo chefe de Estado o mais rápido possível em meio ao agravamento da crise econômica.
Durante um diálogo na cidade de Laboueh, distrito de Baalbek, o representante destacou que o Líbano vive uma realidade complexa com a aceleração do colapso de todas as instituições constitucionais e governamentais.
“As dificuldades afetam os setores de saúde, educação, transporte, subsistência dos cidadãos, segurança e todos os aspectos da vida”, enfatizou.
O legislador considerou que a chave para aceder às soluções no país é a nomeação de um Presidente da República e depois a formação de um governo.
Sobre o insucesso nas convocações do Parlamento, Hajj Hassan, afirmou que a sua fragmentação dificulta o quórum necessário de 86 deputados para a primeira e segunda sessões, como ninguém tem a maioria de 65 votos na intenção de eleger o presidente libanês.
O chefe do bloco Baalbek-Hermel reiterou seu apoio ao convite do chefe do Parlamento, Nabih Berri, para uma sessão de diálogo para chegar a um entendimento sobre uma personalidade e elegê-la, sem interesses individuais ou ditames externos.
Hajj Hassan enfatizou que diante dos motivos internos e internacionais que agravam a crise, é importante que o Líbano aposte na opção pela paz e na soberania da nação.
Na ocasião, o parlamentar acrescentou que o bloqueio dos EUA é claro e público ao impedir a ajuda de amigos; no entanto, alguns libaneses insistem em fechar os olhos para essa interferência e chegam a falar da hegemonia iraniana sobre o país.
Greve na administração pública e no setor educacional, desvalorização sem precedentes da moeda nacional, divisão no judiciário e alta nos preços dos combustíveis e produtos de primeira necessidade caracterizam o cenário político-social da última semana.
O Líbano atravessa o terceiro mês de vacância presidencial após o término do mandato de Michel Aoun em 31 de outubro, na ausência de consenso político e sob um governo com poderes constitucionais limitados.
mem/yma/cm