O centro mostrará os filmes mais representativos de Miravalles, incluindo El hombre de Maisinicú, Las doce sillas, Rancheador, Los sobrevivientes, Los pájaros tirándole a la escopeta, El corazón sobre la tierra, Vals de La Habana Vieja, bem como uma entrevista inédita com ele pelo compositor cubano Amaury Pérez em 2013.
Enquanto isso, ele anunciou a exibição dos filmes El mariachi desconocido, Hotel Tropical, Se permuta, Plácido e Papeles secundarios, assim como os documentários Rosita Fornés: mis tres vidas, e Con verdadero amor, dos cineastas cubanos Luis Deulofeu e José Jiménez.
A Cinemateca também exibirá filmes do famoso diretor italiano, como O Domador da Musa, Romeu e Julieta, Irmão Sol, Irmã Lua e Jesus de Nazaré, entre outros longas-metragens, em seu 23º e 12º cinema, no distrito de Vedado, na capital.
O centro cultural pertencente ao Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica também lembrará personalidades da ilha caribenha que morreram em 2022, na sala Charlot do cinema Charles Chaplin, em Havana.
Reinaldo Miravalles ganhou o Prêmio Catalina de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Cartagena, Colômbia (1985), assim como o Prêmio Caracol de melhor desempenho masculino, pelo filme De tal Pedro tal astilla, apresentado pela União dos Escritores e Artistas de Cuba (1986).
Considerada a rainha das artes cênicas por sua atuação magistral durante várias décadas, Rosita Fornés foi reconhecida com importantes prêmios, incluindo o National Music, Theatre and Television Awards pelo trabalho de sua vida e a Honra ao Mérito, concedida no México.
Gian Franco Corsi Zeffirelli recebeu 14 indicações e 19 prêmios, incluindo um Oscar (1983), dois Emmy Awards (1985 e 1986), um BAFTA da Academia Britânica de Cinema e Televisão (1984) e cinco David de Donatello Awards (1969, 1972, 1979, 1991 e 2002) da Academia Italiana de Cinema.
ro/mml/yap/glmv