Naquele santuário, o presidente da Bielorrússia, que se fez acompanhar do ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional do Zimbabué, Frederick Shava, depositou uma coroa de flores no túmulo do Soldado Desconhecido
Lukashenko está em visita de Estado de três dias e foi recebido na véspera à tarde no Aeroporto Internacional Robert Mugabe pelo Presidente Emmerson Mnangagwa.
Segundo relatos, vários acordos bilaterais devem ser concluídos durante a estada do presidente bielorrusso aqui em setores-chave de agricultura, mineração, desenvolvimento de infraestrutura, ciência e inovação.
A imprensa lembra que a visita de Lukashenko é a primeira do gênero à África subsaariana e é um sinal de que o Zimbábue está aberto a negócios internacionais.
Está agendado para hoje o encontro oficial do visitante com Mnangagwa, qualificando a visita como “histórica”, que se espera “explorar como os nossos dois grandes países podem trabalhar juntos e comercializar entre si no futuro”, disse.
Em 2019, o Presidente Mnangagwa, no âmbito da sua agenda de compromisso e reintegração internacional do país, visitou a Bielorrússia, onde foi assinado um memorando de entendimento que estabelece uma Comissão Permanente Conjunta para avançar em aspetos da cooperação econômica bilateral.
O Zimbábue recebeu recentemente 474 tratores, 60 colheitadeiras, 210 semeadores e 5 caminhões de carga que foram distribuídos aos agricultores locais como parte do esforço do governo para impulsionar a agricultura nacional.
jcm/mv/ls