O porta-voz acrescentou em sua habitual coletiva de imprensa na terça-feira que na zona de combate de Donetsk, o exército russo eliminou até 50 soldados e destruiu um sistema de artilharia autopropulsado francês Caesar, um obus M-777 de fabricação norte-americana e outro Msta-b.
Em direção a Kupiansk, a artilharia do Grupo Ocidental atacou as Brigadas 114 e 103 da defesa territorial da Ucrânia, causando 45 baixas e a eliminação de um tanque, quatro blindados, uma viatura e um obuseiro D-20, o militar apontou o porta-voz.
Enquanto na região de Krasny Liman, as 25ª e 95ª Brigadas Aerotransportadas do exército ucraniano foram atingidas por fogo de artilharia e sistemas de lança-chamas pesados das forças russas, perdendo mais de 60 soldados e quatro veículos de combate, disse Konashenkov.
Unidades do Grupo Vostok derrotaram a 72ª brigada mecanizada ucraniana perto da cidade de Ugledar e atacaram unidades da 110ª Brigada de Defesa Territorial, causando mais de 40 baixas e a perda de um tanque, dois veículos blindados e duas picapes, acrescentou.
Konashenkov acrescentou que a mídia de defesa abateu um helicóptero Mi-8 da Força Aérea Ucraniana perto da cidade de Zolotaya Balka, na região de Kherson, e também destruiu cinco UAVs em Lugansk e Kherson.
Além disso, três projéteis de lançadores múltiplos de foguetes Himars fabricados nos Estados Unidos foram interceptados perto das cidades de Zlatoustovka na República Popular de Donetsk; e Skadovsk, na região de Kherson, disse o porta-voz.
Finalmente, Konashenkov relatou que dois depósitos de munição de artilharia foram eliminados nas áreas de Ugledar e Katerinovka em Donetsk, bem como dois sistemas de artilharia autopropulsada Gvozdika e dois depósitos de munição do exército ucraniano na região de Kherson.
jcm/gfa/ls