Em declarações à Prensa Latina, a secretária-geral da organização, Zorica Dobrijevic, afirmou que desde a sua criação em 1995, os seus membros têm sido muito ativos na solidariedade com a ilha e as suas lutas.
Recordamos sempre nossa participação na campanha internacional pela libertação de Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González, os cinco heróis cubanos que cumpriram pena na prisão nos Estados Unidos, comentou.
Segundo Dobrijevic, além de promover a amizade entre a Sérvia e Cuba, a associação ajuda a divulgar a cultura e a realidade da nação antilhana.
A pandemia do Covid-19 limitou nossas atividades físicas em apoio a Cuba, mas recorremos às videoconferências para nos mantermos ativos e homenagear Fidel Castro, José Martí e Ernesto Che Guevara, e comemorar datas importantes, afirmou.
No ano passado, Zorica e seu marido Sveto Dobrijevic, que preside a entidade, receberam a Medalha da Amizade e o selo pelo 60º Aniversário do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), em reconhecimento ao seu trabalho solidário.
Há poucos dias, Zorica e outros membros da Associação de Amizade Sérvio-Cubana de Belgrado viajaram para Sevilha, na Espanha, onde participaram de um encontro internacional de apoio à ilha convocado pelo canal Europe for Cuba, um fórum com a participação de mais de 70 organizações.
Sobre o canal, destacou sua criação em outubro de 2020 para apoiar Cuba e fortalecer a luta contra o bloqueio estadunidense, uma plataforma solidária liderada por José Antonio Toledo, Haydeline Díaz e Patricia Pérez.
Desde o seu início colaboramos com a Europa para Cuba, sem perder um único programa, destacou referindo-se às emissões do canal, aos domingos em espanhol e às quartas-feiras em russo.
Em seu diálogo com a Prensa Latina, Zorica Dobrijevic agradeceu o trabalho do diplomata Gustavo Tristá, que completou sua missão como embaixador de Cuba na Sérvia, e garantiu que manterá laços estreitos com o novo embaixador, Leyde Ernesto Rodríguez.
mem/wmr/ls