Conforme apurado pela instituição, Hamer visitará a ilha para apresentar alguns títulos de seu repertório, entre eles sua mais recente produção The Middle Man, baseada na segunda parte do romance Sluk, do aclamado escritor Lars Saabye Christensen.
A narrativa do filme, coproduzido entre Noruega, Alemanha, Dinamarca e Canadá, é centrada em Frank Farrelli, que consegue um emprego como encarregado de transmitir más notícias aos habitantes de uma pequena cidade nos Estados Unidos chamada Karmack.
A mostra da obra de Hamer também inclui o filme que marcou sua estreia na sétima arte: Eggs (1995), que ganhou o prêmio de Melhor Primeiro Filme no Festival de Cannes, o primeiro prêmio Gilme no evento homônimo em Moscou e FIPRESCI em Toronto.
Da mesma forma, a seleção propõe uma aproximação com os filmes Histórias de cocina (2003), O’ Horten (2007) e Factotum (2005), este último baseado no romance homônimo de Charles Bukowski, com boa recepção após sua estreia e uma indicação ao C.I.C.A.E. em Cannes.
Por outro lado, o filme O’Horten constituiu o regresso à comédia do cinema e teoria da literatura formado pela Universidade de Estocolmo e tornou-se o seu filme mais popular e premiado internacionalmente.
Sua obra também inclui a comédia dramática Un hogar para la Navidad (2010) e 1001 gramas, que demonstram a versatilidade do criador, cuja carreira não se concentrou apenas na direção de longas-metragens, mas também se estendeu à produção de curtas-metragens e documentários .
O ciclo da Cinemateca Cubana está programado de 8 a 11 de fevereiro e se alternará com uma seleção de cinejornais latino-americanos do ICAIC, criados por Santiago Álvarez em 1960, produzidos pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica para mostrar ao mundo a realidade da ilha e América latina.
oda/lbl / fav