Às 9:33 (horário local), os sinos foram tocados, unidos por sirenes de trem, fábrica e navio nas cidades portuárias, para comemorar o histórico pouso do avião do Imam Khomeini na capital, em 1979.
Khomeini, considerado o fundador da República Islâmica, marcou o início de uma nova era com seu retorno ao país, que foi concluído apenas 10 dias depois com a queda do reinado de Mohammad Pahlavi.
Uma grande marcha motorizada comemorou o evento na capital desde cedo pela manhã, com um desfile militar de centenas de membros do exército que marcharam ao longo das avenidas principais.
Os veículos motorizados percorreram a viagem de Khomeini 44 anos atrás entre o Aeroporto Internacional Mehrabad, onde o avião do pai do processo revolucionário pousou após o retorno do exílio, e o mausoléu do Imam Khomeini no sul da capital.
Em seu retorno, o Imã Khomeini foi recebido por uma grande multidão que o esperava no aeroporto, onde anunciou a ilegalização da monarquia de Pahlavi e pediu ao exército que se juntasse à revolução.
A partir de hoje, o povo iraniano está celebrando o “Decálogo do Amanhecer”, um período de 10 dias desde o retorno do Imã Khomeini a Teerã até o triunfo da Revolução Islâmica em 11 de fevereiro de 1979.
mem/ynr/bm