O chefe militar agradeceu aos participantes dos exercícios por seu trabalho e enfatizou o alto nível de habilidade com que executaram as tarefas definidas como parte dos exercícios da Força Militar Estatal da União Binacional, informou a agência de notícias Belta na quarta-feira.
De 16 de janeiro a 1 de fevereiro, o território bielorrusso acolheu o treinamento de unidades de aviação do agrupamento regional de tropas, com o objetivo de melhorar a interoperabilidade na execução de tarefas de treinamento em combate.
Os exercícios incluíram reconhecimento aéreo e apoio aéreo, patrulhas conjuntas ao longo da fronteira do estado, remoção de instalações de defesa aérea e centros de controle, desembarque de tropas táticas aerotransportadas, entrega de suprimentos e evacuação de feridos.
Todos os aeródromos e campos de tiro das Forças Aéreas e de Defesa Aérea da Bielorrússia participaram das manobras.
Minsk enfatizou repetidamente que estes exercícios eram de natureza exclusivamente defensiva e não eram dirigidos contra ninguém.
Em 10 de outubro de 2022, o Presidente Alexander Lukashenko anunciou o início da formação de um agrupamento regional de tropas, com base em acordos com Moscou.
Em meados de outubro, Minsk anunciou que os primeiros grupos de militares russos haviam chegado ao país, enquanto o chefe de estado russo Vladimir Putin declarou em dezembro que a Rússia e Belarus continuariam os exercícios conjuntos e outras atividades de treinamento em combate. No início de janeiro, o Ministério da Defesa bielorrusso informou que o agrupamento continua a formar suas forças e está pronto para realizar tarefas em defesa do Estado da União.
oda/gfa/bm