De acordo com o Departamento de Estimativas do Departamento de Meteorologia da Direção Geral de Aeronáutica Civil, esta quinta-feira a incidência de Farah vai continuar no país e na bacia do Mediterrâneo oriental, acompanhada de fortes chuvas e neve, e ventos polares frios que aumentam a sua velocidade de 90 quilômetros por hora.
A neve cobriu terras altas e picos de montanhas 1.000 metros acima do nível do mar, fechando estradas e trilhas nas cidades de Akkar, Baalbek e Jounieh, enquanto a chuva causou danos materiais em Saida, Tyre, Nabatiyeh e Al-Danniyeh.
De acordo com a Agência de Notícias, no sul de Tiro, a tempestade causou grandes perdas em pomares de frutas cítricas e bananas, e os ventos arrancaram barracas e plantações.
Neste contexto, os escavadores do Ministério das Obras Públicas e Transportes, bem como as equipes da Defesa Civil, trabalham para abrir as principais e vitais vias entre as localidades, para facilitar o trânsito e garantir a segurança dos peões.
Paralelamente, a Sala de Controle de Trânsito alertou os cidadãos para que conduzam com cautela, com receio de escorregadelas e acidentes devido à deterioração das condições climatéricas.
Por meio de nota, o governador de Beirute, Marwan Abboud, alertou sobre a condução nas proximidades da cornija costeira da capital devido às altas ondas do mar em decorrência do temporal, para preservar a segurança dos moradores.
Estimativas meteorológicas especificam que o Líbano pode sofrer outra depressão mais fria entre o final desta semana e o início da próxima semana com chuvas intensas e nevascas.
jf/yma / fav