O diretor geral da WAM, Mohammed Jalal Al Rayssi, assinou o acordo junto com o diretor geral da Ideas Multimedios, Randy Alonso, uma editora que cobre projetos como o portal Cubadebate e vários programas de televisão.
O objetivo deste acordo é fortalecer a troca de experiências e conteúdo, um interesse que tem estado na mira da agência Emirati, que também assinou memorandos com a Agência Cubana de Notícias, o Instituto Cubano de Rádio e Televisão e os jornais Granma e Juventud Rebelde.
No dia anterior, a delegação falou com o membro da Secretaria do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e chefe de seu Departamento Ideológico, Rogelio Polanco, que reiterou o desejo de uma colaboração mais estreita entre a mídia da ilha e a WAM.
Polanco também agradeceu aos visitantes pelo apoio à participação de delegados da nação caribenha no Congresso Global de Mídia em novembro passado, e destacou as reuniões de trabalho realizadas com executivos de jornais, agências de notícias e rádio e televisão locais.
Ele também lhes deu uma explicação do atual processo de discussão do projeto de lei sobre comunicação social, que em breve será debatido pelo Parlamento cubano.
O diretor da WAM disse estar muito satisfeito com as reuniões realizadas em Cuba e agradeceu a gentileza e hospitalidade com que sua delegação havia sido recebida.
Nas conversações, os temas permanentes foram a necessidade de fazer a ponte entre os dois países e que a mídia deveria ser uma ponte para isso, com base em uma colaboração mais estreita.
A participação dos cubanos no primeiro Congresso Mundial de Mídia em novembro passado também foi discutida, assim como a possibilidade de uma representação muito maior da ilha na segunda edição.
Cuba é um elo fundamental nas relações com a América Latina, uma área de interesse da agência Emirati, como disse seu diretor geral à ACN.
lam/kmg/glmv