De Santiago de Compostela foi divulgada hoje a notícia, divulgada pelo portal Cubainformación, que também deu conta da inclusão de 350 quilos de leite em pó, no âmbito do Projeto Formigas Solidárias, promovido pelas organizações da emigração patriótica cubana e contra o bloqueio.
“O projeto Formigas em Solidariedade é um esforço de pessoa a pessoa para quebrar o bloqueio contra Cuba”, destacaram os promotores da campanha, destacando que é um esforço extraordinário de seus organizadores e colaboradores.
Neste caso, dias inteiros foram dedicados à formação da doação, cujo destino será o Hospital Oncológico de Havana, o Instituto de Nefrologia, o Instituto de Hematologia e um Hospital local na província de Artemisa.
O Projeto tem como peculiaridade que as doações sejam entregues diretamente nas instituições receptoras, e as “formiguinhas”, como são carinhosamente chamadas as pessoas que carregam as cargas, têm a possibilidade de trocar com os próprios pacientes beneficiados.
Por outro lado, os ativistas destacaram a história de lutas a favor de Cuba dentro da região consular que inclui Santiago de Compostela, Astúrias e Cantábria.
Além das áreas mencionadas, uma nota também pondera a responsabilidade e o dinamismo nas ações da FACRE (Federação de Cubanos Residentes na Espanha).
As fontes lembraram que no XIV Encontro dos Cubanos na Europa, realizado em Berlim, o projeto-campanha “Formigas Solidárias” tornou-se não só um objetivo humanista, mas também ideológico, apontando que o bloqueio dos Estados Unidos é uma arma de guerra política guerra.
jcm/ft/ls