É uma vergonha. Eu digo diretamente, isso me machuca muito, mas temos que continuar esperando”, disse o sobrinho do escritor, Rodolfo Reyes.
Reyes explicou que a audiência judicial teve que ser suspensa por falta de diligência técnica devido às dificuldades de vários especialistas, que estão em outros países, para se conectar.
Questionado pela Prensa Latina sobre as expectativas geradas pelo caso, o advogado disse que já vem de muito tempo e que todos querem saber as causas da morte de Neruda.
Cinco décadas após sua morte, especialistas estão tentando determinar se o autor de Twenty Love Poems and a Song of Despair foi envenenado ou morreu de câncer de próstata.
Em essência, os especialistas do Canadá, Dinamarca e Estados Unidos terão de concluir se a bactéria clostridium botulinum, encontrada em um dos molares do poeta, poderia ou não ter sido inoculada e se terceiros estavam ou não envolvidos.
A bactéria é responsável pelo botulismo, uma doença rara mas grave que ataca os nervos e pode causar dificuldades respiratórias, paralisia muscular e até mesmo a morte.
Uma grande quantidade de clostridium botulinum já foi encontrada em seus ossos, o que é incompatível com a vida”, disse Reyes.
O mundo quer que isto saia, não pode haver mais esconderijo, disse ele.
oda/car/glmv