Considerada o pulmão da cidade de Choueifat, em um dos subúrbios de Beirute, a reserva nasceu entre os bairros de Haret Al Oumara e Haret Al Qubba e graças aos esforços do município é palco ativo na área humanitária, cultural, campos educacional, artístico e ambiental.
Devido às chuvas de inverno e às colinas circundantes, o local exigiu a construção de pontes de madeira, a abertura de novas estradas, a limpeza de áreas e a instalação de bancos para visitantes.
Mais de 500 árvores, uma variedade de flores e plantas se destacam à vista, em uma paisagem natural que também enfeita o som de pássaros e animais.
Segundo os seus guardas-florestais, o apoio das autoridades municipais permitiu a plantação de árvores de fruto e silvestres, bem como a construção de muros de pedra para evitar deslizamentos de terra e proteger a flora e a fauna. Coelhos, veados brancos, pardais, perdizes, pombos, patos, gansos e galinhas convivem em espaços livres; enquanto isso, suas áreas facilitam a meditação, a paz e a recreação.
No campo esportivo dos torcedores do vale, a instalação de diversas máquinas e aparelhos permite a prática de exercícios físicos; enquanto isso, seus caminhos são recomendados para os amantes de caminhadas.
Ao percorrer a reserva de Choueifat é recorrente encontrar jovens apaixonados, estudiosos do ambiente, praticantes da fé, grupos educativos ou simplesmente crianças e adultos em total descontração.
Reconhecido pela conservação e cuidado do meio ambiente, o vale de Abu Semaan abre suas portas todos os dias aos habitantes como um refúgio natural e ecológico rico em belas paisagens.
ro/yma/ml