O ciclo temático organizado pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) e a embaixada do país amigo, abriu sua agenda na sala Charles Chaplin com o documentário El viaje más largo, do diretor cubano Rigoberto López.
O programa da iniciativa incluiu ainda a comédia de ação Atrapa a un ladrón, protagonizada pelo famoso ator Jackie Chan, bem como os títulos My war (Wo De Zhan Zheng, 2016), Valentes (Lie Huo Ying Xiong, 2019) e Tik Tok ( Li Jun, 2016), que marca o encerramento das apresentações.
Conforme destacou o embaixador da República Popular da China na ilha, Ma Hui, esta proposta endossa o poder do cinema como plataforma de intercâmbio cultural e reafirma a importância de promover maiores espaços de intercâmbio cultural entre os dois territórios.
Da sala um do Multicine Infanta, o ciclo aproximou o público da maior das Antilhas a uma diversidade de audiovisuais, que ilustram os diferentes estilos e técnicas implementadas na filmografia chinesa contemporânea, bem como os temas que motivam os realizadores. Concebida no âmbito das atividades do 175º aniversário da presença chinesa em Cuba, a exposição insere-se na agenda de festividades da Festa da Primavera do Ano Novo Lunar Chinês 2023, que desde o início de janeiro promove a cultura daquele país.
No âmbito da comemoração, também será realizado no dia 8 o concurso culinário Bienvenida la primavera, e no dia 10 a inauguração da exposição Coelho de Primavera, do artista plástico Alexis Carbonell.
O Festival da Primavera é realizada na China por ocasião da despedida do Velho Ano Lunar e do advento do novo, através de um festival de 30 dias, que abrange 15 dias antes do final do ano e até 15 dias depois do início do próximo ano.
mem/lbl/hb