30 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Equador aguarda os resultados finais das eleições

Equador aguarda os resultados finais das eleições

Quito, 6 fev (Prensa Latina) O Equador aguarda hoje os resultados finais das eleições de domingo, quando 80% dos inscritos nas listas eleitorais foram às urnas para eleger as autoridades locais e votar no referendo do governo.

Com uma contagem de votos mais lenta do que o esperado e um sistema computadorizado que impedia resultados em tempo real, levou mais de seis horas após o encerramento da votação para conhecer algumas das tendências para as posições contestadas.

Mesmo sem dados finais, os votos para definir prefeitos são os mais avançados na contagem, e entre os que encabeçam as listas em seus respectivos municípios estão Aquiles Álvarez, em Guayaquil, e Pabel Muñoz, em Quito, ambos do movimento da Revolução Cidadã.

O mesmo acontece em Guayas e Pichincha com os candidatos desta força política, Marcela Aguiñaga e Paola Pabón, respectivamente, que estão em primeiro lugar entre os candidatos às prefeituras das duas maiores províncias do país.

Mais de 5.000 posições e as oito questões para o referendo estão em jogo nestas eleições, que a CNE advertiu que levariam muito tempo para serem contadas.

Espera-se que informações concretas sobre os prefeitos dos mais de 200 municípios estejam disponíveis duas horas após o fechamento dos postos de votação, mas este prazo foi mais longo do que o esperado e é provável que dure durante as primeiras horas da manhã.

Com relação ao referendo, os dados preliminares – apenas 3,34% dos contos contados – apontam para uma vitória do Não em todas as perguntas, ao contrário do que indicavam as pesquisas anteriores sobre as propostas do Presidente Guillermo Lasso, rejeitadas pelos setores sociais.

O presidente preparou um evento para celebrar e anunciou uma declaração para a noite de domingo, mas em vista dos dados, ele preferiu esperar.

O advogado Mauro Andino disse ao Prensa Latina que mesmo que a maré gire e a opção do governo vença, a longo prazo ela terá seu preço para a administração, pois os cidadãos exigirão as soluções prometidas.

Os analistas veem as eleições como um indicador do apoio popular às principais forças políticas do país antes das eleições presidenciais de 2025.

O ex-vice-chanceler do Equador, Kintto Lucas, disse que com os resultados vistos até agora, estas eleições mostram um grande apoio à Revolução Cidadã na maioria do país e é claro que o ex-presidente Rafael Correa tem apoio popular.

npg/avr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES