Segundo avança o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o monarca desloca-se amanhã ao Memorial Dr. António Agostinho Neto para prestar homenagem ao Herói Nacional, local onde jazem os restos mortais do estadista africano.
Felipe VI, que se deslocou na companhia da Rainha Letizia, será recebido pouco depois pelo Presidente João Lourenço no Palácio da Ciudad Alta, precisou a Chancelaria, que também anunciou a posterior presença das autoridades num fórum empresarial, com homens de negócios dos dois países.
Os espaços noticiosos na televisão e na rádio, bem como nas publicações impressas e digitais, reflectiram os interesses do Executivo, a partir de uma entrevista concedida por Lourenço ao jornal espanhol ABC, em que o chefe de Estado reiterou o convite às empresas ibéricas para investirem em o território nacional.
“Com o novo ambiente de negócios em Angola, gostaríamos que o sector privado espanhol fizesse mais”, disse o responsável, que apreciou a actual participação em áreas como a saúde, ensino superior, transportes e defesa.
Segundo o político, as energias renováveis constituem uma área fundamental, uma vez que interessam os investimentos em parques solares e eólicos ou na utilização de hidrogénio verde.
As relações de colaboração entre os dois estados são baseadas em um Acordo Geral de Cooperação assinado em 20 de maio de 1987 e no acordo complementar assinado em novembro do mesmo ano.
O Governo do país europeu incluiu Angola entre as nações prioritárias do plano ‘Focus África 2023’, que, entre outros temas, prevê reforçar o apoio institucional aos investimentos de empresas espanholas no continente.
jcm/mjm/glmv